segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Coppelion & Project K?

Olá Neogenteee~ 

Vim comentar mais um anime que acabou de sair e assisti: Coppelion. 




Isso é para mudar um pouco a visão de quem bateu os olhos e pensou: Ah, três garotas com uniformes colegiais misturado a uma zona apocaliptica? (Highschool of Dead?) Meio apelativo isso, deve ser sem fundo...

Bem, eu também pensava nisso, porém mudei um pouco minha visão após ver isso...





GoHands colaboração!! E lembram aqui outra obra com que ela esteve envolvida?








Yeah! Project K!! (Junto com a Gora, mas ela não está envolvida com este anime)

Pode ser algo batido visto que os animes tem temática diferentes, e em Coppelion nem parece ter rapazes bonitos para deliciar os olhos de Fujoshis.... (Bem que poderia... Gente, please... apostem nas garotas.)


Mas bem, isso quer dizer duas coisas:

1) Arte final fina e incrível que consegue captar muito bem os cenários de uma cidade, natureza e etc com sombra e luz;
2) Uma história envolvente e um tanto sombria, mas com fundos que nos levam a ficar agarrados com o enredo do anime.
[ 3) Momentos de humor bem humanos em contraste com certos momentos "pertubadores" ou nonsenses PS: Explico mais tarde]


Bem, agora vou fazer um Comentário-Resenha com Spoilers, muitos do primeiro Episódio.

E comparando com K <3 Estejam avisados.





Trilhando no caminho até Tóquio... o Epicentro.


No começo vemos três garotas vestidas de colegiais entrando em uma cidade aniquilada, pós-apocaliptica e tudo o mais. (Não, não tem zumbis) E então com o desenrolar da história sabemos que aquela imensa cidade fantasma na verdade é Tóquio!! (otakus choram).

Acabou assim porque em 2016 houve um derretimento da usina nuclear e acabou com tudo; 20 anos depois, logo em 2026, [Até aqui sinopse que estava no Anitube. ] surgem essas garotas que são tham tham tham.... Agentes treinadas de uma Agência do governo e que estão procurando sobreviventes na região. Quem são eles? Civis? Não, na realidade outros membros da tal Agência mas só que normais, usando trages de isolamento e que acabaram perdidos dentro da cidade. 

Ou é isso inicialmente...




E qual a razão das três garotas conseguirem andar calmamente, com roupa colegial que deve dar mó frio? Simples. Elas nasceram geneticamente modificadas e seus corpos conseguem resistir fortemente e muito bem toda a área com irradiação. Ainda não sei bem o por quê de estarem com essas roupas; podem ter sido chamadas as pressas visto que chegaram ali depois de uma chamada de SOS. Elas são lideradas pelo Diretor/Vice-Diretor das Forças de Autodefesa terrestre da 3ª divisão da escola técnica, que na verdade não é bem escolar, mas acho que entenderam.

Durante o episódio fica bem claro que é bem verossímil os detalhes; Usina nuclear que explode, cidade fantasma com irradiação, Agentes do governo (creio que tem ligação), manipulação genética... E também utensilios como medicinas capazes de amenizar os efeitos da radiação, embora não totalmente em casos muito graves. 

O interessante é que vemos animais, como passarinhos e cachorros, peixes e sapos nos locais onde a vegetação tomou conta vivendo normalmente, sem nenhuma mutação genética horrenda. Mas ainda assim foram contaminados, só que não parem estar "definhando". 

Alguns pontos mais legais e interessantes que o anime possui; focando:




- Como o ser humano está lidando com as Usinas Nucleares; o Diretor até mesmo comenta que não é só para as pessoas do Japão (Que afinal, sendo uma ilha, tem pouca opção de energia, tendo que recorrer as usinas para abastecer as áreas urbanas) mas assim como do mundo, verem o que estão fazendo e se aquilo poderia ter sido evitado. Isso enquanto estão transmitindo uma entrevista para um repórter, ao vivo. 
[ Ainda não mostrou nenhuma caveira ou traços mortais dos civis que moraram ali, então nesse ponto ainda não tem um grande impacto visual.]

- Tem umas frases ou palavras que repetem entre elas e parece preocupar muito a Aoi; "Boneco", "Robô", "Ainda bem que nasci humana". Me parece que elas eram tratadas de um jeito bem diferente, mesmo sendo humanas modificadas só genéticamente. Ou então tem medo de serem apenas ferramentas, ou perder a humanidade; mas de você foi ver elas nesse episódio, Aoi e Taeko são muito humanas, demonstrando sentimentos, inseguras e sentindo cansaço. Já Ibana, com seu jeito de líder, consegue lidar melhor com a situação. 




- Não que seja legal, mas para ver o estrago... Nessa época, a tecnologia avançou, mas não o bastante. Mesmo tendo desenvolvido roupas de isolamento especiais chamadas Barrier Suits, eles tem que ficar pouco tempo sobrevoando a cidade. Ou perto dela.




[ Interessante; mesmo se passando 20 anos, eles conseguem transmitir o sinal para a tv, conversar em celulares, usar "naves" sem em algum momento falhar. As garotas mesmo usam os radinhos e um tablet, vendo a entrevista do Vice-Diretor na Tv. E há também o momento que os dois grupos chegam ao epicentro da explosão, onde está uma densa névoa. Ele explica lá como se deu ela, porém vou deixar isso para o anime explicar. Tanto que eles só podem ficar mais 50 segundos ali. Me pergunto se a aeronave teve potência o suficiente para sair rápido.]


E agora, algumas correlações que pude perceber entre Coppelion e Project K

São mais visuais mesmo, ou talvez conceitual. GoHands parece gostar de bancar animes que tenham a ver com:








- Bombas Nucleares




E... justo no primeiro episódio dar uma dor no coração. Digamos que "perda". Iria colocar uma imagem aqui, mas... seria arrasar com o coração do fandom de K mais ainda, ao fazer-nos lembrar do que aconteceu ano passado e recentemente.






Tudo bem que não são iguaisssss, 
mas são parecidos e bem feitos na animação. Isso são!









Além de pontes, também tem aqueles trequinhos que parecem antenas vermelhas para captar energia solar. Eu acho que são.


- Não se preocupem, NÃO É em Shizume... Shizune.... A cidade onde K Passa. (Ah, claro, como se fosse compensar bem.)









Bem, e os altos detalhes. 




Resumo das personagens:
Ibara: Líder, ela não tem medo de desobedecer uma ordem para salvar as pessoas que encontra na cidade. É durona, chegando a apontar uma arma (mesmo sem balas normais, creio) na face do Vice-Diretor. Não que ela fosse disparar mesmo... Também parece pensar pouco em si mesma, visto que em uma hora ela toma uma injeção com nutrientes balanceados. Mas depois ela come normal, vá entender.
Taeko: 


E com isso termino meu post sobre Coppelion e correlações com K. 


Spoiler agradável:




Eu realmente espero mais desse anime~ 

Mas, GoHands... por favor... CONTINUE COM K JUNTO A GORA!!! NYU! 23939947939 TEMPORADAS DE K!

But GoHands... please... CONTINUE WITH PROJECT K WITH GORA!! NYU!! 3894849795759 TIMES-SEQUENCES OF PROJECT K!!~ 

Yeah~  Até mais~ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário