domingo, 28 de julho de 2013

Por que personagens queridos tem que?

( Ou: Porque os produtores-autores matam logo quem mais gostamos?)

( Ou: Por que mataram ele/ela?)

[ OU: #Totsukasad]

Atenção: Se você está sensível, emocionalmente, por causa de algum acontecimento triste envolvendo seu personagem favorito... Bem, primeiramente pegue lenços e se distraia com algo divertido. Tipo Gintama, mas cuidado com alguns episódios. Ok? Em seguida, se quiser, leia este post.


Só impressão ou... ultimamente tem uma certa "carga" de mortes de personagens considerados legais aparecendo?

 Ou talvez isso já tenha ocorrido muito em mngás mais antigos, e seja algo "normal". Bem, depois de 2012 (Pelo menos para mim) não vai passar a ser normal.

Porém, eu pensei em alguns fatores que podem levar/ter levado mangakás a fazerem isso:






- A morte de um personagem querido rende umas boas páginas e audiência, caso a história antes estivesse seguindo um ritmo lento.








- Talvez o autor tenha criado aquele personagem sem pensar muito em sua total potencialidade. O personagem X acaba ganhando mais as fãs, ultrapassa a popularidade do protagonista, e o autor então recebe uma carga enorme de insistências para que o personagem X apareça mais. Claro que isso pode variar, mas um dos tristes caminhos é o autor dar o fim ao personagem X e desenrolar a história como se ele nunca tivesse existido, em "paz".





- ... Em se tratando de histórias de drama, ou histórias que geralmente "precisam" de uma morte ou duas para ser de tal categoria, também ocorre o que acho uma grande injustiça. Logo o personagem mais "amizade", legal, que as pessoas gostam, morre. Geralmente ele não é bobo (Ok, algum elemento pode ser um tanto ingênuo, mas... Nada exagerado. Algo normal, como essas personagens geralmente o são.), mas acaba sendo morto exatamente por ser alguém querido que vai dar o "Início" para que os personagens em volta se movam e resolvam o mistério, ou o caso. Ao meu ver, isso é JUSTIÇA. (Modo L.ight ativado)

- Ah, estou sentimental demais para pensar em outras situações... ficamos só com essas três mesmo, inicialmente. 

//////////////

Bem, como deve ter notado se chegou até aqui... Talvez tenha percebido que esses pontos envolvem mais "a história". Eu também percebi. Afinal, é nela que os personagens vivem. Só uma notação...

E... Bem, é claro que mortes chamam atenção. E que crimes, mistérios deveriam ser coisa só de livros (mangá, mundo imaginário, algo não-físico digamos), porém... também não é bom, por outro lado, fazer muitas pessoas sofrerem e terem sentimentos semelhantes a (por acaso) morte de alguém 'real'. Que conheceu, fez amizade, amou... 

Aqui, vêem aquelas frases: "Ah, mas isso te fortalece. Ou te faz estar preparada". Talvez, ou talvez faça a pessoa ficar bem mais sensível. Claro, chegando ao extremos... Mas isso é notícia, enfim. 

" Se isso te entristece, por que assiste/lê?"

Ah, bem... Porque eu gosto. Não dessa parte, óbvio, senão não estaria fazendo este post. Mas porque gosto da história, e nela é que o personagem é desenvolvido e mostrado. A morte dele foi algo inesperado e que o autor resolveu acrescentar a história... .... ....

....

E então, imagino em um mundo paralelo, se esse autor não tivesse matado esse tal personagem. Que alegria seria poder viajar entre dimensões. 

*Ou algo bem mais simples: Refazer. 
Investiria mais tempo, dinheiro, mas... valeria a pena. Para consolar milhares de fãs, eu vejo um bom motivo. E então dizer que aquele seria o oficial-mor.

Fanarts, doujinshis e fanfics que tentam reformular um ponto da obra original, como algo paralelo onde o personagem querido não morre...

 ( O que devo acrescentar, são  raros. Artistas-fãs, please, ideias e mais dessas obras que estou sugerindo. Dá certo alívio, ou não, ver "encontros" dos espíritos com os amigos que deixou em vida, mas ainda assim é bem dramático. Senão mais triste.)

... Mas não é o bastante. Porque não é oficial.


Uma outra visão.

Agora, uma pequena análise dos motivos de matar um personagem; argumentarei os fatos negativos:


- Pode até mesmo render muita "popularidade", comentários, divulgação da obra em questão a cena. Fazer um BUUUUUM! na internet, que é mais rápida... Porém, gerará desinteresse na obra mais para frente. Pode ser que não total, mas os fãs abalados que adoravam o personagem X vão assistir, mas fazendo mais pouco caso, pois sabe que o personagem que gostavam não vai mais aparecer. 
[ Hum... talvez por isso (em animes) usam flashbacks. Ou colocam um espiritozinho aparecendo e sendo lembrando uma ou outra cena... ]




- Por favor. Por Favor. POR FAVOR. PLEASE. 
Não mate o personagem legal que possa não gostar, mas muitos fãs gostam. Apenas dê um fim mais descente a ele, mandando em viagem para algum lugar distante, ou se firmou em um trabalho e não pode mais encontrar o protagonista... Menos morte. 






- ... Essa última é um pouco mais polêmica, até porque me baseei em um anime  a história transpira nos poros da capa: Morte, assassinato, suspense, mistério, terror. Abordarei melhor em um outro post, pois este está ficando bem longo. Ou talvez seja só impressão...








Um bom começo. Nos vemos no próximo post!!!

Obs: Ah, não fiquem preocupados. Eu estou bem, ok? Só estou saturada ( #chateada) com alguns rumos que animes, histórias, pegam. 
Revolução não parte do nada, neh?


Oh man... Estou inspirada agora. - Toma café. - Talvez consiga terminar algum projeto que estava pensando. Isso é, se o frio não fazer as minhas mãos cairem primeiro, Ahuahu!

Por fim... Ah, o '*' foi só para destacar mesmo. Que lindo seria o mundo com "voltas para trás", neh?

#chateada
# Nãoapersonagenslegaisdeobras(animes)
#porhoraésó